Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira das 07h as 19h

Telefone:
(27) 3205-5858

Dicas

6 alimentos que fazem bem ao coração

Quer preservar a saúde do seu coração? Então cuide dos alimentos que você coloca no prato.
Uma dieta equilibrada tem efeitos muitos positivos sobre a nossa saúde, especialmente a cardiovascular. Para quem já sofreu alguma doença ou quer evitar, inclua os itens abaixo no seu cardápio.

Brócolis
Fonte de vitamina C, A, ácido fólico, proteína, cálcio, ferro e bioflavonoides, um antioxidante que previne o envelhecimento das artérias. Além disso, o brócolis é rico em fibras, que fazem com o que o corpo não absorva o colesterol e ainda manda ele embora do nosso organismo.

Castanhas
Oleaginosas como nozes, amêndoas e castanhas do pará são ricas em ômega 3, que atua como um anti-inflamatório natural nos vasos sanguíneos e reduz os triglicérides. Por tudo isso, são perfeitas para prevenir as doenças cardíacas.

Chocolate com alto teor de cacau
Para trazer benefícios ao seu coração, o chocolate deve conter pelo menos 70% de cacau em sua composição. Assim, o alimento fica rico em flavonoides, ferro, zinco e outras substâncias nutritivas. Esses flavonoides ajudam a diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e até de câncer. Mas lembre-se: tem que ter moderação.

Azeite extravirgem
Não tenha medo de gorduras do bem. O consumo regular do azeite, combinado com outros hábitos saudáveis, diminui o colesterol total e eleva as taxas do bom colesterol (HDL) no sangue. Composto por ácidos graxos e antioxidantes , o alimento também ajuda a proteger a saúde do coração.

Vinho
Tem que beber com moderação, ou seja uma taça por dia. O suco de uva integral também é benéfico e não tem os riscos adicionais do álcool. As duas bebidas são fontes de resveratrol, um antioxidante que tem efeito cardioprotetor e protege o organismo de ações de radicais livres.

Cebola
Rica em vitaminas do complexo B e C, flavonoides (que conta com propriedades antioxidantes). O alimento também tem poder anti-inflamatório e bactericida. Adicionar cebola a pratos quentes e saladas é uma forma saborosa de proteger a função cardíaca e reduzir o teor de gordura no sangue. 😉

Lembrando que quanto mais saudável é o seu estilo de vida, com atividades físicas regulares e longe de tabagismo e outras drogas, melhor ficará a saúde do coração. É importante também fazer os exames necessários anualmente para afastar suspeitas de problemas cardíacos ou tratar os problemas logo no início. Para isso você pode contar com a equipe Metrocor. Não adie a sua consulta!