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Dicas

Caminhada: dê o primeiro passo em direção à saúde

Caminhar diariamente por 30 minutos em ritmo leve é suficiente para reduzir o risco de infarto, derrame ou desenvolver diabetes e hipertensão. O dado da Organização Mundial de Saúde (OMS) é uma ótima notícia para quem não curte a academia. Para começar a se exercitar, dê o primeiro passo: consulte o cardiologista. A avaliação médica é importante para saber se você está apto a se movimentar, se existe limitação e de que forma deve começar.

A vontade de sair do sofá pode ser uma oportunidade perfeita para você parar de adiar o check-up do seu coração. Principalmente se você tem histórico familiar de doenças cardiovasculares, a avaliação deve ser iniciada mais cedo, entre 30 e 35 anos. Saiba o que é normalmente solicitado na consulta aqui: check-up coração.

Dicas para iniciantes

– Depois de visitar o seu médico é hora de começar. Adquira um tênis confortável e apropriado para a caminhada. Assim você protege o tornozelo e os seus joelhos.

– Vá aos poucos, intercalando a velocidade e com constância. Inicie com cinco minutos de caminhada leve, seguidos de dez minutos de passos mais acelerados e outros cinco minutos finais de caminhada suave novamente. A medida que você for se sentindo confortável aumente o tempo.

– Antes e depois do exercício alongue os braços e pernas.

– E não esqueça da hidratação antes, durante e depois da caminhada.

Fonte: Coração Alerta