Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira das 07h as 19h

Telefone:
(27) 3205-5858

Dicas

O excesso de colesterol é um grande inimigo do coração

O nosso organismo precisa de colesterol. É esse lipídeo que ajuda na formação da parede das células, na produção de hormônios (estrógeno e testosterona), na digestão e na fabricação de bile. O problema está no excesso, que pode causar problemas para a saúde.

Uma das principais complicações envolve o seu coração: o acúmulo de placas gordurosas nas artérias que atrapalha a passagem do sangue, chamada aterosclerose, pode provocar problemas cardíacos, como infarto e acidente vascular cerebral. Além disso, a associação com outros fatores, como hipertensão, tabagismo e diabetes potencializa o risco cardiovascular.

Um mal silencioso

A grande cilada é que o colesterol alto é um mal silencioso, sem sintomas aparentes. Geralmente só é descoberto quando o pior acontece. Por isso, é fundamental a realização de exames periódicos. O diagnóstico é feito por meio de análises de sangue do paciente. Não adie mais a sua consulta ao médico, para acompanhar de perto as suas taxas.

Para prevenir, adote um estilo de vida saudável

Pratique atividades físicas, pare de fumar e adote uma dieta balanceada para equilibrar os níveis de colesterol no sangue. Lembrando que a hereditariedade pode determinar um colesterol alto mesmo em pessoas com hábitos saudáveis. Por isso, é importante o acompanhamento profissional, já que em alguns casos é necessário o uso contínuo de medicamentos.

Fonte: Ministério da Saúde