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Dicas

Fatores de risco para a saúde do seu coração

Conhecer as condições que predispõem uma pessoa a maior risco de desenvolver doenças do coração é o primeiro passo para o controle da saúde como um todo. É que alguns fatores de risco são modificáveis, dependendo muito do seu empenho. Comece com pequenas alterações no estilo de vida para conseguir grandes mudanças.

ESTRESSE EXCESSIVO
Tensões emocionais associadas à predisposição genética a problemas cardiovasculares criam uma verdadeira bomba para o organismo. A alta liberação de hormônios provocada por situações estressantes podem causar desde o aumento da pressão arterial a um fulminante ataque cardíaco. Portanto, tente relaxar mais e leia alguns estudos a respeito: https://goo.gl/tDEHEq

DIABETES
O diabetes agride os grandes vasos sanguíneos levando à sua obstrução (aterosclerose) e consequentemente ao mau funcionamento de órgãos vitais como o coração e o cérebro. Para você ter uma ideia, um homem diabético tem 40% a mais de chances de risco de sofrer um infarto do que um homem sem a doença. E o risco pode chegar a 50% em uma mulher. Saiba como manter um tratamento adequado aqui: http://metrocor.com.br/diabetes_coracao/

COLESTEROL ALTO
O problema não é o colesterol, que é necessário para o nosso organismo. O problema é o excesso. E a grande cilada é que o colesterol alto é bem silencioso. Chega sem sintomas aparentes e pode ser descoberto só quando o pior acontece. Fique de olho nessas dicas: http://metrocor.com.br/colesterol/

HIPERTENSÃO ARTERIAL
Quando não controlada a hipertensão arterial eleva o risco de doença cardíaca. Pode causar infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, crescimento do coração, angina, entre outros problemas. Quem tem pressão alta precisa visitar o cardiologista regularmente e ficar de olho nos sintomas. O tratamento inclui a adoção de hábitos mais saudáveis no dia a dia. Saiba mais: https://goo.gl/bKKbvF

SEDENTARISMO
Um remédio milagroso pode ajudar a cuidar da sua saúde cardiovascular: o exercício físico. Movimentar o corpo regularmente faz o coração trabalhar com mais eficiência, prevenindo infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão. Veja quais exercícios você pode praticar com o acompanhamento do seu médico: https://goo.gl/cWUCXA

TABAGISMO
Fumantes correm três vezes mais risco de sofrerem um ataque cardíaco do que pessoas que não fumam. É que as substâncias encontradas no cigarro facilitam o processo de adesão de placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos. Além disso, a formação de coágulos também é mais rápida nos tabagistas. Veja 5 dicas para acabar com esse vício: https://goo.gl/RTyPi0

MAUS HÁBITOS ALIMENTARES
Para cuidar do seu coração você precisa cuidar do que você coloca no seu prato. Algumas dicas simples:
– Que tal trocar o excesso de sal por temperos naturais?
– Prepare os alimentos no vapor ou assados, evitando a fritura.
– Use gorduras do bem, como azeite, abacate e oleaginosas.
– Reduza o consumo de alimentos processados e invista em comidas sem rótulos, como vegetais e frutas.

Aproveite para conhecer alguns alimentos que são amigos do seu coração aqui: http://metrocor.com.br/alimentos_coracao/