Horário de atendimento:
Segunda a Sexta-feira das 07h as 19h

Telefone:
(27) 3205-5858

Dicas

Controle a hipertensão para ter um coração saudável.

Pesquisas do Ministério da Saúde mostraram que boa parte da população (24,4%) sofre com a hipertensão ou pressão alta. O problema maior é que os hipertensos não controlam corretamente a doença, que pode causar infarto do miocárdio, derrame, insuficiência cardíaca, falência dos rins, crescimento do coração, angina, aneurismas e dissecção de aorta.

Por ser uma doença silenciosa, é necessário ficar atento aos fatores de risco. Tome mais cuidado se existir histórico de hipertensão na família ou se você tiver hábitos ruins como fumo, sedentarismo, consumo excessivo de bebida alcoólica e alimentação inadequada.

Na maior parte dos pacientes a pressão alta é totalmente assintomática. Muito raramente observamos sintomas como dores de cabeça na região da nuca, visão turva, sensação de cansaço, tontura, sangramento no nariz, além de náuseas e vômitos em casos mais avançados.
Não espere que as sensações apareçam para procurar o médico. É importante fazer o check-up regularmente.

E quem já tem a hipertensão diagnosticada deve visitar o cardiologista a cada seis meses. No tratamento que pode incluir o uso de medicamentos, o paciente deve cuidar da alimentação, praticar exercícios físicos, parar de fumar e de abusar das bebidas alcoólicas e controlar o estresse.

Fonte: Coração alerta