Unidades:

Doenças Congênitas em Adultos e Crianças

  • O que é

    São diferentes tipos de malformações no coração do bebê quando ele ainda está se desenvolvendo no útero. As mais comuns estão relacionadas a alterações ou pequenos furos nas paredes que dividem o coração ou defeitos que dificultam a passagem sanguínea desse órgão para os pulmões ou para o corpo do bebê.

     

    Algumas causas

    Alteração genética que interfere na formação do coração do bebê. Em poucos casos, podem ter relação com alguma doença que a mãe tenha contraído durante a gravidez, como rubéola, toxoplasmose, lúpus ou hipotireoidismo.

     

    Sintomas

    Nos bebês, os sintomas são dificuldade no ganho de peso, cansaço e transpiração excessiva, respiração pesada durante a mamada e o sono, irritação frequente e pontas dos dedos e lábios arroxeados (cianose).

    Em crianças maiores, o sinal mais frequente é o cansaço para realizar atividades físicas.

    Algumas cardiopatias congênitas são mais brandas e acabam sendo descobertas apenas na adolescência ou na vida adulta, quando começam a surgir sintomas como cansaço e falta de ar.

     

    Tratamento

    Os medicamentos sempre fazem parte do cuidado, mas uma parte dos casos exige cirurgia ou intervenções minimamente invasivas.