É a lesão temporária ou definitiva dos músculos cardíacos em decorrência da ausência de irrigação sanguínea no coração, causada por obstrução de uma ou mais coronárias.
Algumas causas
A principal causa é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, obstruindo-as. Na maioria dos casos, ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, interrompendo o fluxo sanguíneo.
Sintomas
Os mais típicos são: dor em aperto, queimação ou ardência na região peitoral, irradiação ou não para pescoço e braço, palidez cutânea, náuseas, vômitos e sudorese fria. Também pode ocorrer desconforto abdômen, semelhante a uma gastrite.
Tratamento
Levado ao Hospital com maior brevidade possível. É realizada uma avaliação no serviço de emergência e se for necessário, poder ser usada medicação para dissolver o coágulo e ou realizar uma intervenção com auxílio de um cateter para desobstruir a artéria e implante de uma “molinha” de metal (Stent), que mantém o vaso aberto permitindo a passagem do sangue. Dependendo do caso, outros procedimentos podem ser indicados como cirurgias.